A Associação Coração sem Fronteiras aliou-se aos Médicos do Mundo num projecto social ligado à educação. Este projecto intitula-se de “À Bolina” e a sua principal missão é a promoção da inclusão social das crianças e jovens do Bairro da Quinta da Serra, no Prior Velho. É dirigido principalmente a crianças e jovens dos 6 aos 24 anos. No entanto, tem ainda como beneficiários os familiares das crianças e jovens que integrem o projecto.
O “À Bolina” actua particularmente ao nível da inclusão escolar, da capacitação para a intervenção cívica e comunitária, da inclusão digital e ainda, ao nível da formação profissional. As actividades desenvolvidas são o apoio escolar, o contínuo contacto com os pais, encaminhamento de jovens para formação e/ou emprego, a ajuda da procura de emprego on-line, encaminhamento para cursos de qualificação profissional, actividades e passeios lúdicos, actividades de tempos livres, dinamização de actividades comunitárias e uma pequena lojinha do cidadão, Cid@Net, dinamização da Rua do Mundo, sensibilização às TIC, Espaço Jovem, Cidadania Jovem, Redes de Jovens e Iniciativa Jovem.
A Optica 70 juntou-se também a este projecto, com o intuito de ajudar as crianças e jovens do Bairro da Quinta da Serra e perceber de facto quais as suas carências visuais, uma oportunidade única para muitos deles até este dia.
Quarta-Feira, dia 11 Abril, deslocámo-nos até ao Bairro da Quinta da Serra, um Bairro desestruturado, maioritariamente habitado por Africanos com rendimentos bastante baixos e de débil sustentação sócio-económica, e o que encontrámos foram crianças e jovens, muito bem dispostos, sempre sorridentes e com uma alegria contagiante.
Algo que nos surpreende quando somos confrontados com uma realidade que não é o nosso dia-a-dia, mas que são as adversidades e dificuldades que crianças, jovens e adultos têm que superar diariamente no Bairro onde vivem.
Realizámos um rastreio visual e para tal tivemos, mais uma associação que se juntou a este projecto e que nos ajudou a tornar esta iniciativa possível, ANO- Associação Nacional dos Opticos.
Foram rastreados jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 27 anos de idade, tendo sido efectuados variados testes de visão e ainda dois adultos com idades superiores a 40 anos, aos quais se realizou também testes para a visão de perto.
No fim do rastreio, 27 pessoas aderiram, 7 delas são do sexo feminino e todas têm uma boa acuidade visual. Já do sexo masculino obtivémos 20 pessoas, das quais 8 têm uma boa acuidade visual e 12 que apresentam necessidade de consultar um especialista da visão.
A Optica 70, quer ir ainda um pouco mais longe, e iremos fazer uma avaliação numa das nossas lojas, avaliação essa mais promenorizada e com um especialista (optometrista) a fim de apurar quais as verdadeiras necessidades dessas 12 pessoas que detéctamos não ter uma acuidade visual a 100%.
A Optica 70, quer ir ainda um pouco mais longe, e iremos fazer uma avaliação numa das nossas lojas, avaliação essa mais promenorizada e com um especialista (optometrista) a fim de apurar quais as verdadeiras necessidades dessas 12 pessoas que detéctamos não ter uma acuidade visual a 100%.
Fique atento ! Quem sabe... não traremos mais novidades sobre estes 12 casos.
Sem comentários:
Enviar um comentário