11 de abril de 2012

"Janela para o Mundo" - Parceria Associação Coração sem Fronteiras





A Associação Coração Sem Fronteiras nasce em 2011, na sequência dos projectos de ajuda humanitária " Coração na Guiné" e "Coração na Guiné - Expedição 2010" realizados em 2008/2009 e em 2010, respectivamente.

Em 2008, o "Coração na Guiné" surgiu com o intuito de ajudar a melhorar as condições de vida das mulheres e crianças mais desfavorecidas da Guiné-Bissau.
Realizou-se através de parcerias com ONG`s, instituições religiosas já implantadas no terreno, organismos estatais guineenses e portugueses e com algumas empresas e organizações privadas.


Teve início com Joel Fonseca, um dos fundadores da Associação Coração Sem Fronteiras, quando este conheceu o trabalho da Casa Emanuel, uma associação humanitária e social fundada em 1995 e que está sedeada em Bissau. Mas teve continuidade e desenvolveu-se devido à mobilização de outras pessoas que ajudaram a dar forma e seguimento ao projecto.
Em 2009, com a campanha " Coração na Guiné" a passar num programa diário da RTP1 e graças à participação de muitos telespectadores, que ao longo de 3 semanas foram contribuindo com chamadas de valor acrescentado e com outros donativos, foram enviados para a Casa Emanuel cerca de 62 toneladas de alimentos, roupa e material escolar.
Em 2010, surge um novo projecto, "Coração na Guiné - Expedição 2010", em que dois dos actuais voluntários da Associação Coração Sem Fronteiras, decidem aliar o prazer de andar de mota com a vontade de ajudar a população guineense mais carenciada e rumam a África.
Durante 10 dias, em Maio e Junho, percorreram de mota os 7500 quilómetros que ligam Portugal a Guiné-Bissau, entregaram e instalaram 20 toneladas de equipamento médico/hospitalar em diversas unidades de saúde do país.

Em 2011, surge a necessidade de criar uma Organização Não Governamental para ajudar na concretização de novos e futuros projectos de ajuda humanitária e de solidariedade e é então fundada a ONGD Associação Coração Sem Fronteiras.

Acção Em parceria com a Associação Coração sem Fronteiras, a Óptica 70 disponibilizará nas suas lojas um recipiente para depósito de armações e óculos de sol, que já não utilize, para serem entregues à AGRICE - Associação e Integração dos Cegos.




È reconhecido todo o seu esforço ao longo destes últimos anos, a defesa dos invisuais da Guiné-Bissau, reclamando constantemente os direitos dos portadores desta deficiência. A AGRICE nunca recebeu qualquer tipo de apoio nesta área e com esta dimensão. E por este motivo, a Associação Coração Sem Fronteiras decidiu colaborar com a AGRICE, tentando apoiá-la a vários níveis.

A importâmcia dos óculos de sol deve-se ao facto de, ao serem usados, a sua deficiência torna-se "oculta". E este factor é essencial para que os invisuais possam aumentar a sua auto-estima, e como se sabe, uma boa auto-estima tem reflexos positivos na vida do indivíduo. Os óculos graduados irão permitir que os guineenses que têm uma visão muito fraca possam ver um pouco mais, e assim facilitar o seu dia a dia e melhorar a sua qualidade de vida.

Para colaborar nesta iniciativa, basta dirigir-se a uma das lojas Optica 70 e deixar o seu contributo.

Para mais informações: http://www.coracaosemfronteiras.org/
                                          http://www.facebook.com/coracaosemfronteiras?ref=ts 
                                          http://www.ongdcoracaosemfronteiras.blogspot.pt/
                                          http://www.facebook.com/pages/Optica70/294223043109
                                         
                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário